Veja 5 dicas do que não fazer em uma licitação

posted in: Notícias | 0

licitacaoFornecer para o setor público pode contribuir significativamente para alavancagem do seu negócio, mas exige alguns cuidados

 1. Não participe por participar – eventualmente, ganhando esta licitação que não estava em seus planos fornecer, você provavelmente não atenderá as exigências da Administração. E isto pode gerar algumas sanções administrativas, que poderão até suspender sua empresa de participar por até 5 anos.

2. Não deixe para preparar o processo em cima da hora – o edital é publicado dentro de 8(oito) dias úteis entre a disponibilização do edital e a data da apresentação das propostas, este tempo é curto, mas é o suficiente para que você possa analisar o edital e ter certeza que sua empresa está apta a participar do processo.

3. Não tenha como objetivo principal prejudicar seu concorrente – o processo licitatório nos permite ter acesso aos autos do mesmo, nos permite recursar, questionar, esclarecer e etc. Porém, esteja de fato preparado e certo de que está com a razão para qualquer atitude a ser tomada, e analise se vale o custo e a energia depositada para esta decisão.

4 – Não ignore as exigências – caso não atenda as exigências solicitadas, não participe do processo, a não ser que saiba que realmente vai dar tempo de cumprir a exigência. Não pense que pode ganhar tempo com o Pregoeiro, ele também tem um prazo a cumprir do outro lado da tela.

5 – Considerar que sua experiência já é o suficiente – esteja preparado e atualizado a todo tempo. Esteja com suas documentações válidas, tenha modelos que habitualmente são utilizados, planilhas, declarações, atestados de visita e técnico, credenciamentos, acompanhe as legislações pertinentes, participe constantemente dos grupos de debate nas redes sociais, participe das palestras e cursos, siga páginas que estão sempre atualizadas.

Fonte: Administradores
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes