Recursos Humanos e Departamento Pessoal: entenda a diferença

posted in: Notícias | 0

selecao-de-pessoalVocê gosta de trabalhar desenvolvendo pessoas ou na parte mais burocrática?

Os dois setores não foram criados à toa, cada um tem sua história e característica e devem ser distintos e respeitados. Porém, o trabalho em conjunto desses setores é muito importante para que uma empresa tenha sucesso.

Departamento pessoal – Antigamente quem fazia o papel de responsável pelo “DP” era o feitor dos escravos, isso mesmo, na época da escravidão já existia essa função. O feitor ficava contabilizando a quantidade de escravos que chegavam para trabalhar e depois passou a ser o responsável pelo pagamento das pessoas que eram trazidas como mão de obra barata para o nosso país.

O que caracteriza esse setor é o cargo (auxiliar, assistente, analista, supervisor, gerente…todos de DP ) e a função exercida pelo colaborador: folha de pagamento, cálculo de rescisão, férias, 13º salário, benefícios e toda essa parte que envolve serviços mais burocráticos.

Recursos Humanos – Também chamado de Gestão de Pessoas, esse setor teve seu início na época da revolução industrial com o nome Relações Industriais, onde os funcionários eram vistos mais como máquinas e quando chegou a década de 90 começou a ser observado que a relação empregado e empregador precisava ser revista.

De lá para cá, muita coisa foi mudada e alguns valores foram sendo agregados para um ambiente sadio, onde os trabalhadores pudessem ter seus direitos garantidos e preservados no que diz respeito a qualidade de vida no trabalho. O que caracteriza esse setor é o cargo (auxiliar, assistente, analista, supervisor, gerente…todos de RH ) e a função exercida pelo colaborador: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, planos de cargos e salários, clima organizacional e toda parte de novas implementações e melhorias nas práticas de Gestão de Pessoas.

Então, agora que você já sabe a diferença pode optar por qual dos setores gostaria de trabalhar. Lembrando que, se gostar e entrar nas duas áreas será um profissional diferenciado e completo, pois as empresas estão em busca de colaboradores generalistas, o que está faltando no momento para o mercado de trabalho.

Fonte: Administradores
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes