Quero sair do sonho e partir para a ação: desafio dos 21 dias

posted in: Notícias | 0

desafiodesafio1

 

Tenho um desafio para você: 21 dias para sair do “eu quero” para “eu consegui”.Há vários autores que defendem que precisamos de 21 dias para mudar um hábito. Nosso cérebro é capaz de se ‘desintoxicar’ e atingir mudanças significativas

Qual é sua meta? O que você quer atingir? O que pode fazer agora para conseguir realizar seu sonho? Alguns dizem: “Não consigo tempo ou dinheiro para sair do sonho e partir para a ação”.

Sabe aquelas historinhas: “na segunda começo o regime”; “ano que vem vou guardar dinheiro”; “depois começo uma faculdade”; “um dia vou ser dono da minha empresa”; “quando der tempo vou passear mais”. Você tem alguma ‘historinha’ que conta para si mesmo todos os dias?

Tenho um desafio para você: 21 dias para sair do “eu quero…” para “eu consegui…”. Quem espalhou a lorota: “querer é poder” estava enganado. Só ‘querer’ não basta. Precisamos de ‘ação’.

Vamos agir: sair do comodismo, largar a preguiça, parar de desculpas, enfrentar a realidade, tratar o tempo como algo precioso e começar a “ação”.

Há vários autores que defendem que precisamos de 21 dias para mudar um hábito. Nosso cérebro é capaz de se ‘desintoxicar’ e atingir mudanças significativas.

Seis passos para o desafio de 21 dias:

1º) Escolha UM desafio: não tão fácil que desestimule e nem tão difícil que fique impossível de fazer. Importante: escolha um único desafio. Será mais fácil obter concentração e medir os resultados.

2º) Metalize. Faça o caminho. Imagine agora: faça um ‘desenho’ em sua mente de como será o trajeto. É fundamental ir do começo ao final. Veja você conquistando seu objetivo e comemorando.

3º) Escreva as etapas:

a) Preparação (antes) – faça uma lista com tudo que você precisa antes de começar o seu projeto de mudança pessoal ou profissional.

b) Execução (durante) – escrever é um ato essencial. Você pode utilizar o 5W2H: O que (What) deve ser feito? Por que (Why) deve ser implementado? Quem (Who) é o responsável pela ação? Onde (Where) deve ser executado? Quando (When) deve ser implementado? Como (How) deve ser conduzido? Quanto (How much) vai custar a implementação?

c) Finalização (depois) – como será quando você terminar os 21 dias? O que você terá conquistado nesses dias? Você dará continuidade ao seu projeto?

d) Você terminou de escrever? Ótimo. Agora vamos incrementar um pouquinho mais? O que você pode fazer a mais? Você tem um diferencial para acrescentar? Vamos lá: coloque um pouco mais no seu desafio.

4º) Do projeto para a ação: depois da escrita vem a ação propriamente dita. Agora começa seus 21 dias!!! Força, vontade, determinação, ousadia, motivação e ação total.

5º) Compartilhe!!! Conte para as pessoas qual é seu desafio. A força do grupo tem grande impacto nas nossas ações. Mostre o que você está fazendo.

6º) Celebre. Isso mesmo: comemore!!! Como você vai festejar seus avanços?

Pessoas que toparam o desafio dos 21 dias:

1) Profissional de marketing: alto desempenho na empresa, mas com queixa de desorganização e procrastinação das tarefas. Isso estava atrapalhando sua promoção para outro cargo.
Desafio: organizar os arquivos do computador.
Conquistas: ela organizou o computador. Relatou que também fez uma faxina em sua gaveta e também arrumou o quarto junto com sua filha.

2) Profissional de atendimento: requisitado pelos clientes por sua simpatia. O líder se queixava que conversava demais e perdia venda. Era extrovertido e comunicativo, mas não focava nos detalhes do produto. Em um treinamento comentou: “tenho preguiça de ler como o produto funciona”.
Desafio: continuar a ser atencioso com os clientes e conhecer detalhadamente a linha de produtos da empresa.
Conquistas: quando não tinha cliente na loja ficava conversando com os colegas sobre os produtos. Descobriu que tinha preguiça de ler os manuais e preferia ouvir as informações. Pediu que os colegas fizessem simulação de venda e explicação dos produtos.

3) Profissional de atendimento: comprometido com a empresa e valorizado pelos clientes. Ele propôs o desafio de se relacionar com mais paciência com seus colegas. Conhecido por seu temperamento irritadiço.
Desafio: ficar 21 dias sem reclamar.
Conquistas: relatou que conseguiu fazer mais amizades com os colegas.

4) Desempregado: excelente currículo e desempregado há 5 meses, desanimado e triste por não ser chamado para entrevistas.
Desafio: acordar cedo e cumprir uma rotina de enviar currículos e descobrir vagas do seu interesse.
Conquistas: melhora da autoestima, valorização do seu potencial. Foi selecionado para participar de 3 entrevistas.

5) Autora deste artigo: aceitei o desafio www.facebook.com/ayearofbooks. Ler um livro a cada 15 dias.
Desafio: ler os livros propostos e outros da minha área de interesse.
Conquistas: consegui ler os livros do desafio e acrescentei um diferencial: utilizar cada livro como inspiração para escrever um texto. Estou comemorando e compartilho com vocês este artigo.

LIVROS E IDEIAS QUE INSPIRAM:

BOWEN, Will. Pare de Reclamar e Concentre-se nas Coisas Boas. Editora Sextante, 2009.

DUHIGG, Charles. O Poder do Hábito – por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios. Editora Objetiva, 2012.

www.facebook.com/ayearofbooks: O CEO e fundador do Facebook Mark Zuckerberg fez uma resolução pessoal para 2015: ler um livro a cada duas semanas, ou 26 livros no ano. Ele publicou em sua página pessoal a decisão e aproveitou para criar uma página no Facebook dedicada a acompanhar suas leituras e divulgar os livros escolhidos, batizada de “A Year of Books”.

Fonte: Administradores
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes