Primeira etapa de vacinação contra febre aftosa vai até 31 de maio na BA

posted in: Notícias | 0

aftosaA primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa começou no dia 1º de maio e vai até o dia 31 em toda a Bahia.

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) espera aumentar a cobertura desse ano, imunizando 11.103.780 milhões de animais no estado. Nesta etapa, todos os bovinos e bubalinos devem ser vacinados, independente da faixa etária.

Segundo a Adab, a Bahia possui o maior rebanho bovino da região Nordeste. Nos últimos 11 anos, todas as campanhas foram encerradas com índice vacinal superior a 90%, com a média de 96%, sendo que no ano de 2011 a marca foi de 98,01%.

Este ano, será realizada a sorologia para comprovar ausência de circulação viral nos rebanhos bovídeos do estado, uma exigência da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para manter o status sanitário do país junto aos organismos internacionais. Também será feita a sorologia para verificar a eficiência vacinal nos animais jovens de 6 a 24 meses. Segundo a Adab, há 13 anos, a Bahia é reconhecida como zona livre da febre aftosa com vacinação.

A imunização deve ser feita nas datas previstas e as vacinas devem ser compradas somente em lojas credenciadas pela Adab. É preciso manter a vacina em temperatura adequada, de dois a oito graus, além disso deve ser transportada em caixa térmica ou isopor com gelo. Seringa e vacina devem permanecer em ambiente gelado até o momento da aplicação.

Fonte: Globo 
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes