Posso proibir funcionário de utilizar celular durante o trabalho?

posted in: Notícias | 0

celular1Apresento casos reais: da pior situação para a melhor.

Empresa A: emitiu um comunicado que todos os funcionários estavam proibidos de utilizar celular durante o expediente. Houve uma revolta geral, alguns não quiseram assinar o documento. Alegações dos funcionários: tenho filho pequeno e não posso ficar sem falar com ele; o celular é minha propriedade e ninguém pode me tirar esse direito; se continuar desse jeito vou pedir as contas.

Empresa B: clientes estavam se queixando da falta de atenção dos colaboradores. Foi realizada reunião. Solicitou-se o bom senso para utilização do celular. Funcionou por três dias! O gerente exaltado: “Não adianta pedir, o pessoal não colabora”.

Empresa C: realização de um treinamento. Fizemos a seguinte dinâmica de grupo: pedi que os colaboradores fizessem uma lista das principais atividades exercidas, após um pequeno intervalo de tempo atendi ao telefone (imitei o comportamento apresentado por eles). Conversamos sobre o assunto e alguns funcionários expuseram o quanto à situação estava incômoda. Fizemos o combinado de utilizar o celular de forma consciente e privilegiando o bom senso. O “bom senso” durou menos de uma semana!!! Fizemos mais um treinamento: focamos nos valores e comportamentos que são importantes para a harmonia no ambiente de trabalho e atendimento ao cliente. Ficou combinado que cada colaborador deixaria seu celular em uma caixa fechada (na recepção) e só pegaria na hora do almoço. A organização disponibilizou relógios nas paredes e também providenciou um telefone de uso coletivo.

Estamos há mais de cinco meses na “Empresa C” com resultados significativos. Vários colaboradores relatam o aumento de produtividade e maior foco no cliente. Duas pessoas pediram para sair da equipe, na entrevista de devolutiva alegavam que não conseguiam ficar sem o celular!

Importantíssimo: o líder é exemplo!!! No treinamento ficou combinado que os líderes utilizariam o celular para atividade exclusiva da empresa.

Voltando à pergunta: Posso proibir funcionário de utilizar celular durante o trabalho? A experiência demonstra que proibir sem explicar causa revolta. O ideal é criar um clima de conscientização. Já presenciei empresas que fazem proibição: o funcionário alega que vai ao banheiro e faz utilização do aparelho. As idas ao toalete ficam cada vez mais demoradas.

Acompanhei empresas onde os funcionários ficavam, em média, 2 horas por dia utilizando o celular (ligações, redes sociais, internet, mensagens). É hora de repensar o nosso modelo de gestão.

A questão do celular reflete a cultura da empresa. Como as regras são estabelecidas e acompanhadas. Não há necessidade de advertência ou irritação por parte do gestor. Uma campanha de conscientização favorece o entendimento da situação.

Fonte: Administradores
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes