Por que as empresas quebram – Parte 2: A falta de conhecimento

posted in: Notícias | 0

falenciaNo artigo anterior abordamos a falta de liderança como um dos fatores que prejudicam o desenvolvimento de uma empresa.

Hoje iremos abordar outra falta, a de conhecimento!

A falta de conhecimento e cultura corporativa do candidato a empresário ou do próprio empresário que já está em atividade são fatores que emperram o crescimento de uma empresa e contribuem para o processo de falência.

Não basta ter dinheiro para comprar e revender ou para fabricar produtos, são necessários o domínio de conhecimentos fundamentais para qualquer negócio.

É preciso estar cercado de uma série de informações e acima de tudo saber interpretá-las , para que se possa visualizar cenários, tomar decisões com conhecimento de causa,  sabendo o real motivo das coisas estarem acontecendo.

O que é estar informado?

Um empresário competente deve saber o que se passa dentro da sua empresa em todos os seus processos administrativos e operacionais, isto é estar informado.

O que é conhecimento?

Estar informado é estar ciente do que acontece, pronto. Agora não basta o empresário estar informado, é necessário bem mais do que isso, é fundamental transformar a informação em conhecimento.

Aspectos como “pesquisa de satisfação” do cliente e dos funcionários são fundamentais, pois permite adquirir conhecimentos para que a empresa tome uma posição mais competitiva, se reinvente e inove.

A “pesquisa de mercado” permite a identificação de carências e necessidades, e a partir disto a criação de oportunidades de negócios.

“Acompanhar os concorrentes”, permite obter informações (permite saber seus preços, como atendem aos clientes, suas falhas, seus pontos fortes e fraquezas) que transformadas em conhecimento através de análises, planilhas e comparativos possibilitam a criação de diferenciais, a criação de novos produtos e novos serviços.

Então o conhecimento do empresário deve ser sobre a empresa seja este à nível de controle administrativo e de processos (estar informado) como a nível de mercado (ambiente interno, ambiente externo) clientes, fornecedores, concorrência, a própria empresa, etc.

Então quando falamos na falta de conhecimento não nos referimos apenas a operação do negócio em si, mas também na busca constante de implantar qualidade em todos os aspectos relevantes do negócio.

Empresário com conhecimento reflete em uma empresa mais competitiva.

Fonte: Contábeis 
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes