Otimização de Custos e Maximização de Lucros

posted in: Notícias | 0

Snap_2011.06.22_21h30m58s_007[1]Snap_2011.06.22_21h36m58s_008[1]dilbert_mapeamento[1]Há sempre o que melhorar! É desta forma que empreendedores e gestores devem pensar sobre as empresas. Os custos são fatores importantes para o desempenho lucrativo, e neste artigo, verificar-se-ão algumas formas de controlá-los.

Este tema sempre foi uma incógnita no mundo dos negócios. Neste mundo globalizado em que vivemos, o controle dos custos já não consiste em apenas economizar, uma vez que esse ato se tornou uma questão de sobrevivência para as empresas. É fundamental obter todo o conhecimento empresarial, usando ferramentas de mapeamento que possibilite a análise regular da gestão orçamentária.

No mercado atual, onde os preços já estão estabelecidos, não basta apenas querer economizar custos, mas sim planejar ações eficientes, excluindo as práticas onerosas que não agregam valor no produto final.

Através de uma adoção de política de custos, a empresa poderá melhorar seus lucros de forma significativa e consequentemente, conseguirá se expandir em longo prazo, e ainda poderá realizar uma melhor negociação com seus clientes.

Alguns dos fatores que devem estar ligados na formação desses custos são: a qualidade do produto perante a necessidade dos clientes, a disponibilidade de pagamento dos consumidores, produtos semelhantes com preços mais competitivos, mercado de atuação, custos e despesas de fabricação, administração e comercialização do produto.

Alguns meios de otimizar esses custos podem ser:

Capacitação e treinamento: as empresas deverão encarar a capacitação e treinamento de seus funcionários como investimento. Há um dinheiro a ser desembolsado, mas por um lado, funcionários capacitados otimizam os serviços prestados, diminuindo prejuízos com erros;

Controle dos processos internos: consistem em criar e aplicar estratégias capazes de melhorar os custos de todos os setores da empresa. É interessante que o gestor que for realizar esse trabalho seja capaz de verificar cada detalhe e tenha plena liberdade para realizar as mudanças necessárias, para que o controle dos processos internos seja satisfatório;

Revisão tributária: os tributos possuem grande peso na formulação de preços dos produtos, por isso é muito importante que o empreendedor esteja em comunicação direta com o seu Contador, a fim de verificar manobras de reduções tributárias (elisão fiscal). Nesse campo, sempre há o que melhorar, podendo partir desde as contribuições dos funcionários até impostos incidentes sobre o faturamento.

Desta forma, verifica-se que a gestão de custos é de suma importância e hoje, a empresa deve ter a consciência de todo o seu custo, para que o gasto possa ser ajustado em todo seu processo, realizando ações eficazes para atingir as metas gerenciais e, consequentemente, a otimização de custos e maximização de lucros.

 

Diego Rosão

Auxiliar Escrita Fiscal

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes