Os primeiros passos da qualidade

posted in: Notícias | 0

controle de qualidadeA atingir a qualidade em produtos/serviços é com certeza um diferencial competitivo. A empresa que tem a habilidade de gerenciar a cultura da qualidade esta certamente um passo a frente dos seus concorrentes.

No entanto falar de qualidade é muito subjetivo quando se refere ao cliente. Pois cada cliente tem um entendimento pessoal sobre o produto/serviço isso de acordo com as suas necessidades. O que significa que um produto/serviço que apresenta uma alta qualidade para um cliente pode parecer para outro sem nenhuma qualidade.


Tendo em vista a importância da qualidade no processo de gerenciamento, entender sobre como surgiu o conceito de qualidade e quais foram os principais pensadores. Sobretudo  quais  ferramentas  são essências para a implantação e o desenvolvimento de uma gestão da qualidade com excelência. Este conhecimento é essencial para você que ainda não implantou a gestão da qualidade na sua empresa.

Assim os primeiros passos na busca pela qualidade foram dados por Walter Shewhart , na década de 20. Identificaram possíveis variáveis que lhes permitiriam ter um controle estatístico em relação aos processos. Shewhart , defendia a ideia de que o controle estatístico possibilitaria um gerenciamento mas econômico.

Posteriormente nos anos 50 Armand V. Feigenbaum começou a trabalhar a qualidade como uma filosofia, ou seja, a qualidade deve estar associada diretamente ao planejamento de criação do produto/serviço. Os primeiros ensaios para mudança de pensamento.

Nos anos 80 com uma visão mais clara em relação importância de desenvolver o planejamento estratégico voltado para qualidade W. Edwards Deming adaptou os estudos de Shewhartdesenvolvendo o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action), sendo esta ferramenta um das mais utilizadas na gestão da qualidade hoje em dia.

Visto que desde que Armand V. Feigenbaum começou a tratar a qualidade como filosofia, transformou o cenário administrativo. Viu-se que para obter a qualidade, seria necessária uma mudança de pensamente que se refetiria no comportamento. Deming desenvolveu alguns princípios baseados nesta nova visão de gestão.

Já adaptando seu modelo a nova gestão Joseph M. Juran embasou seus estudos em três variáveis: O planejamento da qualidade, o controle da qualidade e a melhoria da qualidade. Juran também tem como objetivo mudar a cultura das empresas. Ele acreditava que o fator humano era essencial para o gerenciamento da qualidade e que a resistência a mudanças era a fonte dos problemas de qualidade. Incentivando a educação e o treinamento dos gestores. Desenvolveu a Analise de Pareto.

Philip B. Crosby associou a qualidade aos seguintes conceitos: “zero defeitos”, “fazer certo à primeira”, “os quatro absolutos da qualidade”, “o processo de prevenção”, “a vacina da qualidade” e os 6 C’s.

Para Crosby qualidade significa conformidade com os requisitos. A qualidade deve ser definida em termos quantitativos para ajudar a organização a agir com base em metas tangíveis, sendo a política de qualidade como o estado de espírito dos funcionários de uma organização sobre a forma como devem fazer o trabalho. Se não existir uma política formal estabelecida pela gestão da qualidade, cada um estabelece a sua. Neste conceito é possível ver claramente o papel do planejamento na busca da qualidade.

Ishikawa define qualidade dentro com uma visão estratégica clara e objetiva sendo para ele: desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade que é mais econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor.  Ishikawa sistematizou as sete ferramentas da qualidade.

Ter o entendimento de que a qualidade revolucionou a filosofia administrativa, ou seja, o aperfeiçoamento deve ser contínuo. Foi a grande descoberta na gestão da qualidade.

O grande lance da qualidade é a mudança de pensamento, trabalhar a cultura da qualidade dia a dia na gestão organizacional. De modo que estudar os fundamentos e princípios da MEG (Modelo de Excelência de Gestão) é um diferencial para o gestor. Esse pode se dizer é o primeiro passo para você gestor  implantar o um modelo de gestão por excelência em sua empresa, fique a dica.

Fonte: Administradores
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes