Microcrédito e crise (DCI)

posted in: Notícias | 0

Atraindo_a_sorte_e_o_dinheiro[1]Não é surpresa que as taxas de empreendedorismo crescem em épocas de crise. Isso ocorre pela falta de emprego, necessidade de gerar renda extra, ou até mesmo pelas oportunidades que emergem desse contexto. É nessas horas mais agudas que o empreendedor precisa ser inteligente e ágil ao investir.

A recomendação básica é começar com o que se tem: quem você é, o que você sabe e quem você conhece. Este tripé vem da teoria chamada deEffectuation. Ela orienta que, para empreender, é necessário fortalecer esses três pilares: clareza sobre quem somos, nossas paixões; iniciar com os conhecimentos que já se tem; ativar a rede de contatos e fazê-la se multiplicar.

O próximo passo é crescer e investir. Nesse caso, existe uma ferramenta que pode ajudar, não só por meio de crédito, mas também com orientação e apoio: o microcrédito produtivo orientado. Estima-se que, no Brasil, há mais de 300 instituições que dispõem desse serviço, entre bancos públicos e privados, Oscips e sociedades de crédito ao microempreendedor.

O microcrédito, bem aplicado, pode gerar importantes transformações na vida do empreendedor e auxiliar o negócio a dar o salto de que ele precisa. A cearense Ana Angélica Neres, 32, é um exemplo concreto. Ela resolveu dar um novo rumo para sua vida ao se matricular em um curso de cabeleireiro há cinco anos. Começou cuidando do cabelo de amigas e vizinhas em domicílio. Depois, investiu na formação de depiladora e designer de sobrancelhas. Foi quando o microcrédito entrou em sua vida pela primeira vez. Angélica reformou a sala de casa e fez um quarto exclusivo para atender às clientes. Hoje, seu estabelecimento, o Depil Angel, em Fortaleza, atende de 35 a 40 clientes ao dia.

As instituições de microfinanças têm ajudado a mudar a vida de milhares de empreendedores em todo o País, e tais conquistas precisam ser celebradas.

Lina Maria Useche Jaramillo É diretora executiva da Aliança Empreendedora.

5.00 avg. rating (99% score) - 1 vote