Financeiro: o “coração” da empresa

posted in: Notícias | 0

coraçãoO setor financeiro é um setor onde todo cuidado e atenção é necessário, por ele passa todas as operações de recursos da empresa. Nesse setor temos as repartições (subáreas), ou seja, divisões de tarefas, pois a operação em modo geral do setor financeiro é muito complexa. Normalmente as empresas de médio e grande porte são as que mais optam por esta separação de atividades, para um maior foco e acompanhamento, já nas empresas de pequeno porte normalmente é o proprietário que cuida de tudo.

Vamos ver e entender um pouco sobre cada subárea deste setor:

*Planejamento financeiro: É considerado o “norte” da empresa, é esta subárea que de modo geral vai estabelecer com um auxilio da diretoria, um rumo a ser tomado pela empresa, em termos de organização de um novo passo a ser dado e/ou de um imprevisto que deve ser resolvido (em termos financeiros).

Por exemplo: Se a empresa precisa de mais colaboradores e não sabe se pode realizar mais contratações, daí entra o setor financeiro mostrando em números como anda a situação da empresa, quanto custaria as novas contratações, se seria possível realizá-las no momento, quando e como fazer as contratações. Também é este o setor que junto ao setor comercial podem realizar um planejamento de aumento de vendas.

Basicamente as atividades mais esperadas desta subárea são:
     *como realizar as ações necessárias;
     *quando elas precisarão ser executadas;
*por quem serão feitas;
*quanto vão custar.

*Aquisição e controle de recursos: Esta é a subárea responsável pelo controle de recursos da empresa, é ela que acompanha a situação atual e a longo prazo da empresa, assim repassa os resultados para a subárea de Planejamento financeiro, e em cima da situação atual e a longo prazo é tomado uma série de atitudes pela subárea de planejamento. Em síntese esta subárea é a responsável por toda parte de controle de recursos financeiros, assim evitando a falta de recursos para o pagamento das dividas que devem ser pagas no dia a dia da empresa, evitando transtornos e impedimento de operação (prejuízos).

Distribuição de recursos: A subárea de distribuição é responsável pelos investimentos internos, investimentos de modo geral, reformas, treinamentos etc. Seu foco é a otimização do ambiente e/ou dos processos da empresa. Basicamente temos esta subárea como a responsável por ter idéias para aplicação de certo lucro para otimizar a empresa em sentidos de bem estar, estrutura e treinamento.

Como podemos ver o departamento financeiro em seu modo geral é muito importante para as empresas, podemos ver acima o mesmo repartido para um melhor entendimento. Assim podemos afirmar que este setor pode ser considerado o “coração da empresa”, pois cada processo realizado ou a ser realizado passa por este setor, e devemos ter a ciência dos cuidados e acompanhamentos a serem tomados, pois um pequeno erro pode ser futuramente muito grande.

Fonte: Administradores
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes