Entenda como funciona o nosso corpo através da linguagem corporal

posted in: Notícias | 0

linguagem corporalFalando parece ser difícil ou outra coisa de outro mundo, mas na verdade nos falamos menos verbalmente e nos expressamos mais através dos movimentos corporais sem darmos uma palavra. O nosso corpo fala em silêncio o tempo todo.

Espero que a minha mensagem possa colaborar claramente e trazer alguns benefícios. Sempre busco pesquisar livros de autores especialistas em comunicação. Não é nenhum bicho de sete cabeças, mas na minha opinião é até divertido.

De acordo com David Cohen , ele nos deixa algumas dicas interessantes que valem a pena serem destacadas:

1. Preste atenção não apenas ao que as pessoas dizem, mas a todos os aspectos do comportamento delas.

2. Use os olhos com sagacidade – i.e. Pratique olhar com o canto dos olhos. (As mulheres em geral usam muito essa técnica)

3. Lembre-se de não se deixar levar pelos desejos. O Fato de alguém sorrir para você e segurar os seu braço não significa, necessariamente, que ele(a) esteja interessada ou queira ir dormir com você.

4. Análise os seus próprios “hábitos” de linguagem corporal.

5. Decida que aspectos da sua própria linguagem corporal podem revelar coisas sobre você e o que você não quer revelar.

6. Aprenda a controlar as mensagens da linguagem corporal que você demonstra.

7. Use sua resposta a testes par analisar os seus pontos fortes e fracos na própria linguagem corporal. Depois, você pode começar a mudar e lidar com as suas fraquezas.

8. Aprenda a rir dos seus hábitos de linguagem corporal. A capacidade de rir de si mesmo mostra que você tem verdadeira autoconfiança, aquela que acompanha um MLC – Mestre em Linguagem Corporal.

Segundo Pierre Weil (1924 – 2008), foi Doutor em Psicologia pela Universidade de Paris, professor na Universidade de Minas Gerais, Diretor do Centro de Psicologia Aplicada do RJ, Especialista em Psicoterapia de Grupo, Psicodrama e também autor de vários livros editados em vários países, incluindo o conhecido Best Seller “Relações Humanas na família e no trabalho”. Ele esperava apresentar em sua obra literária “O Corpo Fala”, uma forma de comunicação simples, clara, objetiva, simples e divertida. O autor também fez algumas comparações com metáforas para facilitar o entendimento de suas narrações e interpretações. A forma como o autor expressava as suas explicações eram fundamentadas em experiências cientificas e fazem sentido no que tange as experiências vividas por várias pessoas no dia a dia de suas vidas.

A comunicação pode ser feita de várias formas, mas a comunicação oral é a mais utilizada. A comunicação escrita serve para registrar observações como pensamentos, mensagens, interrogações, informações, expressar sentimentos, e hoje é muito utilizada na era digital para comunicação, facilitando a vida das pessoas no mundo dos negócios, sociais e entretenimento.

Apesar dos grandes avanços tecnológicos, a palavra continua a ser um dos meios de comunicação mais eficazes que existem, pois saber comunicar é uma obra de arte, ela envolve expressões corporais, praticamente todos os sentidos que possuímos (tato, olfato, paladar, audição e visão), inclusive as emoções e sentimentos.

Saber comunicar verbalmente e não verbalmente hoje em dia é uma ferramenta importantíssima e essencial para o indivíduo gerenciar conflitos, fazer bons negócios, ter bons relacionamentos, liderar pessoas e muito mais…

Uma pessoa que busca o seu autoconhecimento, observa a importância de atualizar-se em vários aspectos de sua vida pessoal e profissional. A comunicação é um dos fatores primordiais para dar um dos primeiros passos para a mudança interna começar ocorrer com sucesso.

A comunicação eficaz é aquela em que a pessoa passa a mensagem expressando-se coerentemente, com segurança, confiança, adequando seu conhecimento as expressões corporais.

Quando uma pessoa mente por exemplo, nem sempre é bem sucedida por não saber adequar o contexto que foi criado para expor a mensagem verbalmente, sem que perceba seu corpo se expressa sem confiança, segurança, os olhares acabam por refletir toda a incerteza e desconfiança… Portanto, especialistas em leituras corporais, detectam perfeitamente bem, quando uma pessoa está sendo sincera ou não. Se está falando a verdade ou não.

Esses estudos foram importantes para auxiliarem os profissionais em diversas áreas e entre elas destaco a área de Vendas.

Hoje é muito comum profissionais da área de marketing, administração, vendas, negócios, psicologia, medicina e tantas outras profissões, utilizarem estudos que agreguem conhecimentos sobre o comportamento do ser humano. Aprendendo a lidar com as suas deficiências e seus pontos fortes.

Imagine um médico de um hospital público do século XXI recebendo o seu cliente com um sorriso nos lábios, com o braço estendido para apertar a mão do seu cliente,  como uma apresentação pessoal e cumprimento de boas-vindas. O que você sentiu ao imaginar essa cena? Acredito que uma agradável sensação de bem estar, respeito, dignidade, segurança, confiança, alivio e conforto.

Como você tem se comportado nos ambientes por onde se locomove diariamente?

A primeira impressão é a que fica quando entramos em qualquer ambiente, portanto, valorize a sua marca, VOCÊ!

Fonte: Administradores

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes