Como anda o atendimento telefônico em sua empresa?

posted in: Notícias | 0

telefoneComo fazemos contatos com um número imenso de empresas dos mais variados setores, tipos e portes, observamos que muitas delas estão desprezando um dos portões de entrada de novos clientes mais baratos e eficientes que existem: o telefone.

Um bom atendimento telefônico, especialmente o primeiro contato, pode ser a chave para um grande negócio. Infelizmente, alguns gestores parecem não se dar conta disso. 

Em raríssimas ocasiões as ligações são repassadas a um profissional com conhecimento ou poder de decisão. Quase sempre uma consulta telefônica termina com alguma frase do tipo “vou pedir para você enviar um e-mail…”. Infelizmente, a prática mostra que muitos e-mails também não são lidos.

De nossa experiência com o telefone, temos um interessante caso para contar.

Quando estávamos buscando um fornecedor de um tipo particular de pintura para uma grande empresa européia em vias de se instalar no Brasil, decidimos fazer uma abordagem anônima, para que o nome famoso não estimulasse um possível sobrepreço. Realizamos uma pesquisa junto às empresas do setor e passamos a contactá-las pessoalmente por telefone.

Tentamos contato com diversas empresas até chegar à Gottert do Brasil, uma empresa localizada em Curitiba, no Paraná. O atendimento foi rápido, profissional e eficiente. Em poucos minutos a ligação foi atendida por um profissional experiente e ficou claro que a empresa tinha condições de responder às demandas solicitadas, com seriedade e competência.

O contato foi passado diretamente para o departamento responsável e as negociações evoluíram. Depois de alguns meses, ficamos sabendo que além do projeto no Brasil, a empresa ganhou outros da mesma empresa em outros países.

E tudo começou com um simples contato telefônico.

Por isso, gostaria de chamar a sua atenção para uma coisa simples, porém muito importante: Como está o atendimento telefônico em sua empresa? Todos as ligações são atendidas com eficiência? Não adianta investir em publicidade, ou manter um espetacular website, se o primeiro contato de seu potencial novo cliente for frustrante. Será que este importante e econômico canal de comunicação com o mercado está sendo realmente bem aproveitado em sua empresa?

Mesmo um site bem elaborado não consegue responder a todas as dúvidas e um grande número de pessoas prefere tirá-las diretamente por telefone. Além da agilidade que uma conversa pode permitir, é preciso ter em mente que muitos não se sentem à vontade para escrever.

Pense nisso: seu telefone está trazendo novos clientes ou os está afastando?

Fonte: Administradores
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes