5 toques para manter o emprego

posted in: Notícias | 0

EMPREGO-46Sabemos como é a rotina quando estamos procurando trabalho: montar currículos, procurar sites onde se cadastrar para concorrer a vagas, espalhar para Deus e o mundo que estamos na pista para negócio na esperança de ouvir: ‘Conheço um lugar que está precisando de gente para trabalhar’ ou iniciar um empreendimento e se tornar o seu próprio patrão, que é o sonho de muitos que são empregados, porém estão cheios de idéias na cabeça para não ter que viver a base de ordens e poder dar as ordens.

Mas quando não se é um empreendedor ou ainda não está tendo a chance de ser um, deve-se trabalhar para poder garantir o sustento e pagar as contas. E muitos passam por vários empregos até encontrar aquele que sempre sonhou ou se encontrar em um trabalho que nunca imaginou que seria o certo para si. O fator decisivo nessas situações é permanecer no trabalho conquistado.

Existem vários fatores, pessoais ou profissionais, que podem atrapalhar sua permanência no emprego pelo qual se esforçou em conseguir. Falo por experiência própria, pois eu mesmo que gosto de lidar com a informática (sou programador nível Júnior), com administração e controle de sistemas, já trabalhei como caixa, gerente comercial, frentista, auxiliar de mecânico e autônomo no negócio de lanches por mais de sete anos, mas sempre procurei trabalhar naquilo que tenho mais aptidão, só que por necessidade de trabalhar, temos que pegar o que está disponível, mesmo que não tenha a ver diretamente com o que fazemos. O X da questão é encarar isso como uma etapa de crescimento para se chegar aonde quer.

Então você consegue o emprego que tanto queria e aí vem o passo que pode ser o mais complicado, que é permanecer nele. Vou passar algumas dicas para você contornar algumas dificuldades para garantir sua longevidade no trabalho:

1 – Supere problemas de comunicação: Apesar de todos falarmos português, o detalhe é saber se expressar e se fazer entender. Se estiver tendo problemas no entendimento com os colegas de trabalho ou com os superiores, procure descobrir o motivo ao invés de preferir se calar e deixar como está, você pode deixar de passar comunicações valiosas e não prestarão atenção ao que fala a ponto de ignorá-lo.

2 – Nunca deixe desentendimentos criarem raízes: É normal discordarmos ocasionalmente da opinião dos outros ou de alguma atitude que testemunhamos, e se a discordância com algum colega tomar o nível de desentendimento direto, resolva rapidamente e encerre o assunto, pois isso é semente de problema e se não cortar o mal pela raiz, pode tornar seu expediente difícil, atrapalhar seu desenvolvimento e prejudicar seu emprego.

3 – Organize o tempo das tarefas: O dia só tem 24 horas e isso já é pouco, o expediente tem em média de 8 a 9 horas, o que deixa o dia mais curto ainda e você fica com o mínimo de tempo possível para resolver suas tarefas se forem muitas, portanto meça o tempo para solução delas, priorize as mais urgentes (não se esqueça das menos urgentes, elas podem virar problemas se forem ignoradas), ataque a solução de modo a liberar tempo para resolver as demais o quanto antes e se você tem uma equipe, melhor, não centralize tudo na sua mão, delegue para os membros que podem assumir sua solução e fiscalize o trabalho, quanto mais metas cumpridas, melhor.

4 – Evite problemas de deslocamento: O sonho de todo empregado é trabalhar o mais próximo possível de sua residência, mas quando isso não é possível, busque os melhores e mais rápidos meios de transporte para que você ganhe o máximo de tempo possível e, se puder adiantar alguma coisa enquanto estiver a caminho, aproveite e assim você compensa possíveis atrasos com produção.

5 – Aprenda sempre mais: Fator muito importante para sua permanência no emprego é mostrar capacidade de aprendizado rápido, quando assimilamos as novas tarefas com rapidez e mostramos que sempre dá para aprender mais alguma coisa, nosso valor aumenta e pode até garantir uma promoção, bons empregados são itens cada vez mais valiosos no mercado.

Na verdade, o modo de garantir sua permanência no trabalho é sempre mostrar que você é a pessoa certa para ele, se tornar quase indispensável, a diretoria deve ter você em alto conceito no que se refere ao seu desempenho e as suas realizações. Erros são normais, todos nós os cometemos, o que difere é aprender com eles e não deixar que se repitam.

Se você está no emprego que sempre sonhou, não relaxe demais, mantenha o ritmo e se você ainda não está nele, mas precisa ficar no atual trabalho por outros motivos que o impedem de ir a luta pelo seu sonho, não se preocupe, dedique-se ao seu atual trabalho e fique de olho nas oportunidades e nos concursos, o próximo pode ser o definitivo.

Fonte: Administradores
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes