5 desafios do empreendedor de primeira viagem

posted in: Notícias | 0

negocioA cada dia que passa, um número maior de pessoas sonha em ter um negócio próprio, seja ele um negócio independente ou uma franquia. Mas, para tornar o sonho uma realidade, é preciso ter características empreendedoras, conhecer o mercado e ter um bom plano de negócios, para no futuro, esse sonho não se tornar um pesadelo.

Listei alguns desafios que os empreendedores de primeira viagem precisam ter muita atenção. É claro que muitos variam de mercado a mercado, mas alguns se apresentam repetidamente para a grande maioria.

Vamos à lista:

1. Uma boa ideia: uma ideia brilhante para muitos, significa 50% do negócio. Mas é preciso ser cuidadoso. Procure estudá-la minuciosamente, defina os prós e os contras e tenha certeza da sua aplicabilidade. Apresentar sua ideia para pessoas com senso crítico é uma boa sugestão para aperfeiçoá-la.

2. Mercado: de nada adianta uma ideia brilhante, se não existe mercado pra ela. O futuro empreendedor precisa conhecer seus fornecedores, concorrentes, clientes e seus hábitos de consumo, afinal, sem eles não existe negócio.

3. Capital de giro: ao abrir uma empresa, são necessários dois tipos de investimentos. Os investimentos fixos: equipamentos, móveis, espaço físico, ferramentas etc. A outra parte chama-se “reserva de emergência”. Essa reserva é indispensável para empresa nos primeiros anos até alcançar o ponto de equilíbrio e evita que a empresa entre em empréstimos com taxas absurdas de pagamento.

4. Despreparo administrativo: de acordo com estudos realizados pelo SEBRAE, a cada 100 micro e pequenas empresas abertas, 73 permanecem em atividade após os primeiros dois anos. Apesar do número positivo, nota-se que muitas empresas não chegam se quer a dois anos de existência devido à má gestão dos negócios.

5. Bons fornecedores: a escolha de bons fornecedores é de grande importância no planejamento do negócio. Procure saber quais são, onde estão localizados e quais se adéquam melhor ao seu negócio. Busque referências de qualidade e entrega do produto e/ou serviço. Negociar para conseguir boas condições de compra e prazos de pagamento também é essencial.

Fonte: Administradores
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes